Cosmetics
GESTÃO DE OPERAÇÕES E INFORMAÇÕES
COSMETICS
SOROCABA
2010
CONTEÚDO INTRODUÇÃO 3 MODELO DE REENGENHARIA E SEUS BENEFÍCIOS 4 Estrutura organizacional atual 5 Processos da Cosmetics após o Redesenho 7 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 9 DEMISSÕES 10 PLANO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 11 Gestão de Conhecimento 11 Gestão da Informação 11 PLANEJAMENTO DE INVESTIMENTOS 13 TI 13 Administração de pessoal 13 CONCLUSÃO 15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
O mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do Brasil é o terceiro maior no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, conforme mostra a Fig. 1. A “Cosmetics” esta no mercado a mais de 25 anos e tem como principal diferencial o oferecimento de produtos ecologicamente corretos.
Com a atual necessidade de expansão e profissionalização da empresa, que se encontra nos moldes familiares, será apresentado um plano de reestruturação interna, onde será abordado propostas de melhorias de gestão de conhecimento e ajustes de todas as áreas.
MODELO DE REENGENHARIA E SEUS BENEFÍCIOS
O Objetivo é redesenhar os processos de trabalho, visando melhorar de forma dramática, a eficácia da empresa, em todos os seus aspectos: como custos, qualidade, serviço e velocidade.
A palavra Reengenharia se tornou (erroneamente) sinônimo de demissões, pois as empresas acreditavam (ou foram levadas a acreditar) que seria possível implementar tais mudanças e aproveitar seus benefícios em um curto espaço de tempo. Estas empresas acabaram percebendo que o redesenho dos processos pode até demandar pouco tempo, mas, implementá-los e gerar os resultados esperados, demanda um tempo maior.
Após a Reengenharia espera-se: * Simplificação dos processos existentes; * Funções profissionais combinadas numa só; * Desenvolvimento do trabalho de maior valor; * Poder de decisão por parte dos