inclusão digital
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – DEAD
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
CAMPUS SÃO LUIS - MONTE CASTELO
CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
EVANNA PATRÍCIA
DOM PEDRO – MA
FEVEREIRO/2013
EVANNA PATRÍCIA
PROJETO INCLUSÃO DIGITAL: UNIDADE INTEGRADA ESTADO DA PARAÍBA
“É preciso sentir a necessidade da experiência, da observação, ou seja, a necessidade de sair de nós próprios para acender à escolha das coisas, se as queremos conhecer e compreender”.
Projeto: PROJETO INCLUSÃO
DIGITAL NA UNIDADE
INTEGRADA ESTADO
DA PARAIBA
DOM PEDRO - MA
FEVEREIRO/2013
INTRODUÇÃO
Segundo o Mapa da Inclusão Digital, divulgado (16/05/2012 18h29min: 33) pela Fundação Getúlio Vargas. Com relação à presença de computador em casa, o Estado também é o último. Só 15,16% dos domicílios dispõem do equipamento.
Imperatriz, a cidade maranhense de maior índice de residências com internet (31,25%), ocupa o 868º lugar no ranking nacional. Em São Luís, a capital, 30,97% dos lares usam o serviço. É o 889º município da lista. As duas maiores cidades do Estado apresentam uma taxa de inclusão digital inferior a média nacional, que é de 33,2%. O maior índice está em São Caetano do Sul, em São Paulo, com 74,7%.
As inovações evoluem e espera-se que as escolas sejam inclusivas, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada à cidadania global, plena, livre de preconceitos e disposta a reconhecer as diferenças entre as pessoas e a emancipação intelectual.
“Lemos, com frequência, que as tecnologias vão reencantar a educação e que elas estão provocando profundas mudanças em todas as dimensões de nossas vidas. No entanto não são as tecnologias que estão mudando nossas vidas, mas, os usos múltiplos e diferenciados que estamos fazendo delas” (MORAN,