Albert Einstein
Albert Einstein foi uma das figuras mais proeminentes e influentes da era moderna. Como físico eminente, transformou radicalmente nosso entendimento do universo. Como ardente humanista, sustentou aberta e ativamente opiniões com respeito aos temas políticos e sociais mais candentes de sua época. Einstein se tornou um símbolo da cultural universal - recentemente foi eleito pela revista TIME como "A Personalidade do Século".
Albert Einstein foi um dos fundadores da Universidade Hebraica de Jerusalém. Seus laços com a instituição se tornaram permanentes em seu testamento definitivo, de 1950, no qual legou os direitos a sua propriedade intelectual e seus documentos pessoais à Universidade Hebraica. Como sua herdeira, a Universidade se comprometeu a preservar os materiais do arquivo, facilitar seu acesso e incrementar o conhecimento das atividades científicas e públicas, e os valores morais e humanos de Albert Einstein.
Este singular legado cultural contém a maior coleção do mundo de manuscritos originais de Einstein, a qual inclui a vasta correspondência entre Einstein e os físicos e intelectuais de maior influência do Século 20. Os arquivos de Einstein refletem os aspectos múltiplos de seu trabalho científico, suas atividades políticas e sua vida privada, permitindo entender melhor este grande cientista e humanista.
A IMPORTÂNCIA DE EINSTEIN
A contribuição de Albert Einstein à física moderna é única. Sua carreira científica resultou em um constante desafio das leis universais e imutáveis que regem o mundo físico. Suas teorias confrontaram as questões fundamentais da natureza, desde o gigantesco até o minúsculo, desde o cosmos até as partículas subatômicas, Einstein revolucionou os conceitos aceitos até então de tempo e espaço, energia e matéria. Ele teve um papel crucial no estabelecimento dos dois pilares da física do século 20: foi o pai da Teoria da Relatividade e contribuiu consideravelmente com a formulação da Teoria Quântica. O gênio