trangenicos
Na atualidade tem sido discutido muito a respeito da Ética, mas o que seria Ética?
Na definição de Aristóteles, a ética é uma espécie de ciência da moral, que consiste na reflexão filosófica sobre o agir humano e suas finalidades. Em nosso trabalho vamos abordar a Ética Científica que pode ser entendida como a interferência na sociedade, relacionados ao respeito à vida humana. O fato de a ciência ser feita por pessoas e mesmo sendo cientistas, possuem interesses, intenções e ambições. E a ambição e a ganância continuam a ditar as regras do mercado também no século XXI. A partir deste, iremos melhor explicar uma das questões que mais tem levantado polêmica ultimamente a questão dos alimentos transgênicos (geneticamente modificados).
Levando em considerações as seguintes discussões:
▪ Saúde
▪ Ecologia
▪ Economia
Este trabalho tem como objetivo trazer alguns dos aspectos mais relevantes sobre a questão da ética x ciência, e seus principais dilemas. Também visa expor a respeito do ponto de vista de Instituições e a maneira que os transgênicos são vistos no Brasil e países vizinhos.
Desenvolvimento
Alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro. Essas modificações são realizadas através da engenharia genética.
A engenharia genética é um termo usado para descrever algumas técnicas modernas dentro da biologia molecular, onde envolve a manipulação dos genes e consequentemente a criação de inúmeras combinações entre genes de organismos diferentes. Através desta, alguns benefícios foram obtidos, como por exemplos produção de vacinas, melhora de características agronômicas de plantas e da qualidade dos animais de corte. Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. Esses fragmentos contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas que receberam