ALVENARIA ESTRUTURAL
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
MÓDULO II
PROCESSOS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS DE SUPERESTRUTURA E VEDAÇÃO
ALVENARIA ESTRUTURAL
Professor: Danilo M. Dias
INTRODUÇÃO A alvenaria estrutural é um sistema construtivo antigo, porém, desde os anos 80 vem sendo muito usado pelas construtoras e, por isso, está recebendo bastante atenção e sendo constantemente discutido.
O que mais se destaca neste sistema construtivo é a redução do tempo de execução com seu uso e a economia que ocorre numa obra por consequência do mesmo.
A alvenaria estrutural pode ser armada, não-armada e protendida e os materiais empregados na execução das mesmas são o bloco, normalmente de concreto, o groute, a argamassa e o aço.
No sistema construtivo de alvenaria estrutural se comparado com o sistema construtivo convencional existem muitas vantagens, como, por exemplo, a diminuição no tempo da obra devido à otimização dos serviços. O controle da qualidade e resistência dos materiais, a mão-de-obra qualificada e a conferencia dos serviços garantem a qualidade, segurança e economia na obra.
Na elaboração dos projetos para alvenaria estrutural são necessários que os de arquitetura, instalações e os demais trabalhem interligados, para que não ocorram falhas na fase de execução. Na fase de execução de levante da alvenaria estrutural deve-se ter em mãos os projetos de primeira fiada, segunda fiada e de paginação das paredes, além de ter profissionais que saibam interpretar o projeto.
ASPECTOS GERAIS DA ALVENARIA ESTRUTURAL
DEFINIÇÃO
A alvenaria estrutural é o processo construtivo onde a própria alvenaria desempenha a função estrutural, onde a mesma é projetada, dimensionada e executada de forma racional, a fim de evitar o máximo de desperdício na execução (Manzione, 2004).
O sistema construtivo denominado de alvenaria estrutural caracteriza-se por ser composto por unidades de alvenaria (blocos de