INCLUSAO
EDUCAÇÃO ESPECIAL I
3° FASE DE PEDAGOGIA
PROFESSORA: ADEMILDE
ALUNA: DILCEIA APARECIDA DE ALMEIDA
Educação Inclusiva A educação inclusiva compreende a Educação regular dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, é o primeiro passo para a construção da cidadania, e deve ser incentivado.
A idéia de inclusão só veio acontecer no século XXI, pois antes não se pensava em uma educação igualitária e de qualidade para todos. Os alunos eram separados em escola regular e escola especial. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo a desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças. A inclusão deve garantir a todas as crianças e jovens o acesso à aprendizagem por meio de todas as possibilidades de desenvolvimento que a escolarização oferece. Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar.
Para que exista a inclusão também é necessário a boa formação dos professores, para que eles estejam preparados para conduzir essas crianças ao conhecimento. Algumas crianças com dificuldades de aprendizagem precisam interagir com outras crianças para que elas possam se sentir capazes.
A inclusão tem que acontecer de forma global, não só inclusão a escolar, mas também a social. Algumas escolas não estão preparadas para qualificar esses alunos com necessidades especiais e os professores precisam cada vez mais buscar informações e se qualificar para essas mudanças.
É fácil olhar para uma criança com altas habilidades cognitivas