Gravidez na adolescencia
Projeto de intervenção - Escola Estadual Hermilio de Freitas Melro/ Alagoas
Prevenção e Cuidado – Gravidez na Adolescência
Introdução
A gravidez na adolescência vem crescendo em uma grande proporção, e isso pode ser considerado como uma problemática em nossa sociedade. Segundo um artigo da Dadoorian (2003), “Nos últimos anos, a incidência de gravidez na adolescência vem aumentando significativamente, tanto no Brasil como no mundo. No Brasil, observa-se que, apesar do declínio das taxas de fecundidade desde o início dos anos 70, é cada vez maior a proporção de partos entre as adolescentes em comparação com o total de partos realizados no País”. Fatores que tem contribuído para a gravidez na adolescência é o início precoce da vida sexual, negligência a usos de preservativos e métodos anticoncepcionais, falta de acesso a consultas ginecológicas e histórico materno de gestação na adolescência.
Como profissionais da saúde devemos levar essas jovens a compreender melhor esses fatores para saberem como lidar com isso e com os fatores de risco para uma gravidez na adolescência, com uma educação sexual adequada pode ser um fator determinante na prevenção, contribuindo também para o desenvolvimento de competência e adaptações de comportamentos saudáveis.
Segundo um artigo de estudo caso-controle sobre o tema (2009) “O maior impacto envolve a dimensão psicológica e socioeconômica, uma vez que a gravidez na adolescência interfere negativamente no estilo de vida das adolescentes e de seus familiares, resultando muitas vezes em abandono escolar e diversas outras consequências que perpetuam o ciclo da pobreza. Ficam adiadas ou limitadas as possibilidades de desenvolvimento e engajamento dessas jovens na sociedade”.
A escolha do local se deu devido a um estudo do IBGE “Estatísticas do Registro Civil” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2013). Nele mostra que o estado de Alagoas tem o índice mais alto de gravidez entre