IN 20 MAPA
MÉTODOS ANALÍTICOS FÍSICO-QUÍMICOS PARA CONTROLE DE PRODUTOS CÁRNEOS E SEUS
INGREDIENTES – SAL E SALMOURA
I - CONVENÇÕES
O termo água, descrito nas metodologias, será subentendido como água destilada, e água corrente como água de abastecimento.
Todos os cálculos de massa molar são baseados na tabela internacional de massas atômicas. As substâncias químicas utilizadas devem possuir um grau de pureza suficiente para serem empregadas como reagentes. Os rótulos das mesmas devem trazer sempre, após o nome, a declaração "para análise".
Os reagentes listados abaixo, salvo especificação contrária, têm a concentração indicada:
REAGENTE
PORCENTAGEM
ácido sulfúrico
95,0-98,0% H2SO4
ácido clorídrico
36,5-38,0% HCl
ácido nítrico
69,0-71,0% HNO3
ácido nítrico (fumegante)
90,0% HNO3
ácido acético
99,7% CH3COOH
ácido bromídrico
47,0-49,0% HBr
Hidróxido de amônio
28,0-30,0% NH3
ácido fosfórico
85,0% H3PO4
Preparações comerciais de determinadas soluções devem ser testadas quanto a sua aplicabilidade, pois podem conter tampões, preservativos, agentes quelantes.
O termo solução, quando utilizado sem outra qualificação, refere-se a uma solução aquosa. As expressões (1+2), (1+4), etc., usadas em conexão com os nomes dos reagentes, indicam que o primeiro numeral refere-se ao volume do reagente utilizado e o segundo ao volume de diluente da preparação. Por exemplo, a solução de ácido clorídrico (1+3) significa que
1 volume de ácido clorídrico foi diluído em 3 partes de água. Soluções descritas como 1:50 referem-se a 1 volume do reagente diluído ao volume final de 50.
O título da solução é expresso de modo que a primeira cifra indica a quantidade de substância a ser dissolvida e a segunda o volume total da dissolução.
A expressão de uma solução sob a forma de porcentagem pode estar em uma das quatro formas: a) Por cento p/p (peso em peso), compreendida como x gramas da substância contidas em 100 g da