O Sistema Petrolífero
O SISTEMA PETROLÍFERO
As acumulações de hidrocarbonetos no subsolo estão controladas por muitas variáveis na natureza (diagênese, vias de migração, geração de hidrocarbonetos, etc.) que são difíceis de quantificar e definir no tempo e espaço geológicos.
Historicamente, a exploração de petróleo estava orientada por manifestações diretas de hidrocarbonetos no subsolo. Nas últimas décadas várias técnicas e metodologias (entre elas a estratigrafia, geofísica, geoquímica orgânica) têm-se desenvolvido para a identificação e quantificação dos processos que participam na formação do petróleo.
DEFINIÇÕES E CARACTERÍSTICAS DE SISTEMAS PETROLÍFEROS
Um sistema petrolífero é definido como um sistema natural que inclui um conjunto de rochas geradoras ativas e todo óleo e gás relacionado, e inclui todos os elementos e processos geológicos que são essenciais para existência de uma acumulação de petróleo.
Esta rocha geradora pode estar agora inativa ou esgotada (depletada). O petróleo aqui inclui altas concentrações de (1) gás biogênico ou térmico encontrado em reservatórios convencionais ou em gás hidratado, reservatórios compactados, folhelhos fraturados e carvão; (2) condensados, óleos e asfaltos encontrados na natureza.
O termo sistema descreve os elementos e processos interdependentes que formam a unidade fundamental que cria acumulações de hidrocarbonetos. Os elementos essenciais incluem uma rocha geradora de petróleo, rocha reservatório, rocha selante e rocha soterradora (cobertura), e os processos são a formação de trapas e a geração-migraçãoacumulação de petróleo. Estes elementos essenciais e processos devem ocorrer no tempo e no espaço, tanto quanto matéria orgânica de uma rocha geradora pode ser convertida para uma acumulação de petróleo. Um sistema petrolífero existe sempre que ocorrerem os elementos essenciais e os processos. Todos elementos essenciais devem ser localizados no tempo e no espaço de maneira tal que os