Sistema petrolífero bacia de campos
1.1 Localização da área
Está localizada na porção marinha do Estado do Rio de Janeiro,na Região Sudeste do Brasil, com uma área de cerca de 100.000 km2.
Figura 1: Bacia de Campos
A Bacia de Campos limita-se ao norte pelo Alto Vitória, que a separa da Bacia do Espírito Santo e ao sul pelo Alto de Cabo Frio, que a separa da Bacia de Santos (Figura1).
2 GEOLOGIA DA BACIA DE CAMPOS
2.1 Geologia e Geomorfologia
2.1.1 Contexto Geológico, Arcabouço Estrutural e Estratigrafia
No ambiente marinho é a plataforma continental a região que mais produz matéria orgânica. Os mares rasos também podem receber um grande aporte de matéria orgânica. Embora semelhante ao carvão quanto à composição (hidrocarboneto) o petróleo possui certas características especiais: por ser fluido pode migrar para a além de sua fonte geradora e acumular-se em estruturas sedimentares. O Petróleo ocorre normalmente em rochas sedimentares depositadas sob condições marinhas.
A Bacia de Campos é uma dentre uma série de bacias formadas ao longo da margem sudeste brasileira durante a ruptura do Gondwana, que teve início no Cretáceo Inferior. A falha de Campos, com direção paralela à costa, divide a bacia em duas metades. A porção mais a leste é caracterizada por uma série de domos de sal, onde uma delgada crosta continental se encontra com a crosta oceânica. Nela encontram-se as acumulações de óleo num pacote sedimentar espesso que abrange unidades desde o Cretáceo Inferior até o Holoceno. Na porção oeste, sedimentos relativamente pouco espessos do Terciário recobrem o embasamento (crosta continental). O preenchimento sedimentar grada na direção leste para uma cunha sedimentar depositada sobre a crosta oceânica do Atlântico Sul. O limite ao este é contra rochas metamórficas do embasamento. As modificações que ocorreram no embasamento por reativação tectônica, noCretáceo Superior foram responsáveis pelo estabelecimento das falhas e,posteriormente, pela estruturação da