Resumo Sistemas Petrolíferos
Sistemas Petrolíferos
Professor: Paulo de Tarso
Pós Graduação Executiva em Petróleo e Gás
32ª Turma
Coordenadora: Suzana Kahn Ribeiro
Carlos Pinto
Sistemas Petrolíferos
Sistema petrolífero é um modelo que engloba todos os elementos e processos geológicos necessários à existência de acumulações de hidrocarbonetos. É, portanto, um conceito unificador de todos os elementos e processos da geologia do petróleo, utilizado na exploração, avaliação de reservas e pesquisa das jazidas petrolíferas.
A. Conceitos básicos
1. Rochas e minerais
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado pela interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem.
Rochas são agregados naturais de um ou mais minerais, constituindo parte essencial da crosta terrestre. O granito, por exemplo, é formado por três minerais: quartzo, mica e feldspato.
Mais de 300 minerais e rochas são conhecidos no planeta. Por definição minério é qualquer mineral com interesse econômico. Um bom exemplo é o minério de ferro.
2. Estrutura da Terra
De acordo com a composição química a Terra está dividida em crosta, manto e núcleo. Já pelo comportamento físico ela se divide em litosfera, astenosfera, mesosfera, núcleo externo e núcleo internos. As regiões do interior da Terra são separadas por descontinuidades físicas.
a. Núcleo: camada mais interna, dividida em núcleo interno (extensão de 2.250 km e temperatura de 3.000ºC) e núcleo externo (1.220 km e 6.000ºC). Formados por ferro e níquel.
b. Manto: é a segunda camada com 2.900 quilômetros de extensão e uma temperatura de até 3.400ºC. Basicamente constituída por ferro, silício e magnésio.
c. Crosta: camada mais externa em contato com a atmosfera. Espessura variável de 5 a 60 km, dividida em crosta continental e crosta oceânica. 3.