imunoterapia
Curso de enfermagem
Enfermidades Infecciosas
Professora: Cláudia Zamberlan
nome: Daiane de Andrade Lazzarotto semestre: primeiro
Santa Maria, junho 2007
Trabalho avaliativo: IMUNOTERAPIA
1) Em relação à imunoterapia explique:
1.1. O que é vacinoterapia. É uma imunização ativa, conseguido pela administração de antígenos preparados com uma suspensão de agentes infecciosos, com a finalidade de induzir o receptor ao desenvolvimento de um estado imunitário especifico protetor e relativamente duradouro.
1.2. quanto ao número de antígenos como podem ser classificadas.
Podem ser classificadas em três formas de vacinas; simples mistas e polivalentes.
Vacinas simples:contêm um único tipo de microorganismo, como exemplo tem a vacina do tétano, vacina diftérica, vacina tífica.
Vacinas mistas(vacinas associadas): preparadas com mais de um tipo de microorganismo ou de seus produtos; como exemplo temos a vacina tríplice ou DPT.
Vacinas polivalentes: preparadas com diferentes raças ou diferentes sorotipos de uma mesma espécie de microorganismo, como a vacina trivalente contra poliomelite que contem os sorotipos I (brunhilde), II (lansing) e III (Leon), de vírus da poliomelite.
1.3. Quanto a via de aplicação como se classificam.
As vias de aplicação podem ser quatro;
parental (intramuscular, subcutânea, intradérmica e escarificação cutânea).
oral
nasal
ocular
As vacinas mais aplicadas são as por via parental, poucas por via oral. As vias nasal e ocular são usadas com sucesso em medicina veterinária.
1.4. Quais os problemas práticos relacionados a vacinação
Pode haver falhas de vacinação; quanto a aplicação correta pela via recomendada, idade e estado nutricional do individuo, validade e conservação da vacina... outro problema é quanto a acidentes de