Síndrome de Charles Bonnet
As situações subjacentes à perda de visão associada com a síndrome de Charles Bonnet são diversas, incluindo condições como a degeneração macular e acidente vascular cerebral. Podem afetar os olhos, o nervo óptico ou o cérebro.
Normalmente há um padrão distinto no horário e na frequência das alucinações de indivíduo afetado. O grau e complexidade das alucinações também variam, mas nenhuma associação foi encontrada entre a complexidade das alucinações com a gravidade da perda visual.
A síndrome de Charles Bonnet ocorre com alguma frequência, principalmente na população mais idosa (entre os 74 e 85 anos). No entanto esta síndrome é pouco conhecida, sendo a maioria das vezes confundida com um distúrbio mental (desde depressão a esquizofrenia).
Causas.
Esta Síndrome é provavelmente causada pelo cérebro continuar a interpretar as imagens, mesmo em sua ausência.
Sinais e Sintomas.
Alucinações Visuais:
Imagens sem forma
Linhas
Flashes de luz
Formas geométricas complexas
Pessoas
Animais
Cenários.
Tratamento
Normalmente quando a perda de visão é corrigida as alucinações desaparecem. Por isso é importante procurar e tratar a causa da diminuição da acuidade visual. O tratamento é portanto individualizado. Psicologico
As pseudo-alucinações podem ser imagens de rostos, objectos e seus movimentos, os quais a pessoa tem consciência de que não são reais. Numa ida ao oftalmologista os sintomas apresentados são quase sempre confundidos com distúrbios mentais, sendo a pessoa reencaminhada para psicológos, psiquiatras.
Ainda que não se saiba ao certo a sua etiologia apenas o que foi referido em