Qualidade
Raízes aéreas.
Essas raízes se desenvolvem em algum tipo de suporte. Elas podem ser encontradas em plantas epífitas (que vivem sobre outros vegetais), como as orquídeas. É importante lembrar que esse tipo de raiz não é parasita e não causa nenhum tipo de prejuízo para a planta suporte.
As raízes aéreas não fazem nenhum mal para a planta que usa como suporte
As plantas sem flor, como por exemplo os musgos e os fetos, não produzem sementes e apresentam um processo reprodutor diferente do das plantas com flor. Todas as plantas sem flor, vivem em locais húmidos e sombrios.
samambaias
Avencas
As plantas aéreas possuem raízes aéreas e vivem sobre outras plantas sem parasitá-las. Crescem sobre árvores ou pedras, utilizando-as como apoio para obter maior luminosidade. As raízes podem atingir vários metros de comprimento antes de alcançar o solo, formando o cipós.
Raiz tuberosa ou raízes comestíveis - contém grande reserva de substância nutritiva e é muito utilizada na nossa alimentação. Como exemplo dessas raízes, podemos citar a mandioca, cenoura, o cará, a batata-doce.
Obs.: Não confundir raiz tuberosa com caule tuberoso: a planta com raiz tuberosa possui o caule e as folhas fora do solo, ex: mandioca. Os caules tuberosos são aqueles que possuem o caule e a raiz debaixo da superfície do solo.
Samambaias
Partes que compõe a samambaia: Caule e que fica dentro do solo e as Folhas que são as partes evidentes da planta.
Reprodução: Em determinada época do ano, estas plantas produzem, no interior da sua folha pequenos pontos marrons que são chamados de esporos que são as " células reprodutivas” Quando essas células estão maduras e devidamente formadas espalham-se pelo vento e só dão origem a uma nova planta.
Ambiente: Seu habitat natural