Imunologia: Expressão Gênica e Sistema de Defesa Natural
Expressão Gênica e Sistema de Defesa Natural
Agosto, 2014. Introdução
Imunologia é a ciência que estuda a proteção do corpo humano contra macromoléculas estranhas ou organismos invasores e nossas respostas a eles. Esses invasores incluem vírus, protozoários, bactérias ou mesmos parasitas maiores. Além disso, nosso corpo desenvolve respostas imunes contra nossas próprias proteínas (e outras moléculas) na autoimunidade e contra nossas próprias células aberrantes na imunidade de tumores.
A primeira linha de defesa do corpo contra organismos estranhos são barreiras de tecidos tais como a pele, que interrompe a entrada de organismos invasores. Se essas barreiras forem rompidas, o corpo contém células que respondem rapidamente à presença do invasor. Essas células incluem macrófagos e neutrófilos, que englobam organismos estranhos e os mata sem a necessidade de anticorpos. Outra forma de imunidade é o sistema imune inato ou inespecífico que está continuamente pronto para responder a uma invasão.
A segunda linha de defesa é a imunidade específica ou adaptativa, que leva dias para responder a uma infecção por um organismo que nunca foi visto antes. No sistema imune específico, vemos a produção dos anticorpos e respostas mediadas por células, onde células específicas reconhecem patógenos estranhos e os destroem. No caso de vírus ou tumores, esta resposta é também vital para o reconhecimento e destruição de células infectadas por vírus e células tumorigênicas. A resposta à segunda rodada de infecção é frequentemente mais rápida do que a infecção primária por causa da ativação de células B de memória e células T.
Desenvolvimento
Principais Sistemas de Defesa dos Animais Sistemas de defesa contra patógenos baseiam-se na distinção entre o próprio e o não-próprio ou moléculas estranhas. Existem dois tipos gerais de mecanismos de defesa que atuam em conjunto sob forma de um sistema coordenado em animais que apresentam os dois tipos de