Imunologia - Fatores Sistema Imune
CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA - JOINVILLE
CURSO DE BIOMEDICINA – DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA GERAL
SISTEMA IMUNE:
FATORES NUTRICIONAIS, GENÉTICOS E NEUROENDÓCRINOS
VICTORIA CUNHA FARAH
JOINVILLE
2014
VICTORIA CUNHA FARAH
SISTEMA IMUNE:
FATORES NUTRICIONAIS, GENÉTICOS E NEUROENDÓCRINOS
Atividade acadêmica, para apresentar os fatores nutricionais, genéticos e neuroendócrinos do sistema imunológico, de aprovação na disciplina de imunologia, pela professora Ana Paula Aguiar Prudêncio para o curso de biomedicina do Centro Educacional Católica de Santa Catarina.
JOINVILLE
2014
RESUMO
Os mecanismos efetores envolvidos neste processo são variados e muito potentes em sua ação, evidenciando a necessidade de mecanismos reguladores que garantam a ativação, o direcionamento e a inibição correta de todo o processo imune. Os diversos mecanismos reguladores atuantes, cuja finalidade é manter a homeostase do organismo, serão abordados conforme o contexto que atuam nas diferentes fases da resposta imune (Reconhecimento, Ativação, Efetora e Contração).
De acordo com os fatores mais abrangentes no sistema imunológico, os que interferem são os fatores neuroendócrinos, fatores nutricionais e fatores genéticos. Os hormônios sexuais atuam nas células do sistema imune, estimulando (estrógeno) ou reprimindo (andrógenos) a sua função. Já o cortisol e os glicocorticóides são potentes imunossupressores, pois estimulam citocinas do padrão Th1, inibindo diversas funções do sistema imune. O estado nutricional é também um fator regulador, por exemplo, a vitamina D participa da maturação das células dendríticas, importantes APCs. O ácido retinóico, derivado da quebra da vitamina A, participa da geração de células T reguladoras. Outros elementos, como o zinco e o ferro, também influenciam no sistema imune,