Hipertens o arterial fundamentos da nutri o

397 palavras 2 páginas
Hipertensão arterial

O que é Hipertensão arterial?
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença que causa a elevação dos níveis tensionais do sangue. A hipertensão ocorre quando nossas artérias perdem a capacidade de contrair e dilatar ou quando o volume se torna muito alto exigindo uma velocidade maior para circular. As causas da hipertensão arterial é ligada ao consumo excessivo de sal, obesidade, fatores genéticos e altos níveis de colesterol.


Pressão arterial sistólica x Pressão arterial diastólica
A pressão arterial sistólica ocorre quando o seu coração bate contraindo e bombeando sangue pelas artérias para o resto do corpo criando uma pressão sobre as artérias. O valor normal da pressão sistólica é de
120mmHg.
A pressão arterial diastólica indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso entre uma batida e outra. A pressão arterial diastólica considerada normal é 80mmHg sendo que acima de 90mmHg já é considerada hipertensão.


 Estágios da Hipertensão
Estágio I: hipertensão acima de 140 por 90 e abaixo que 160 por 100
Estágio II: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110
Estágio III: hipertensão acima de 180 por 110.

Prevenção
As formas de prevenção são: Controle do peso, redução do consumo de sódio, prática de atividades físicas e redução do consumo de bebidas alcóolicas. 

Tratamento
O tratamento preferível é o não farmacológico por meio de medidas de reeducação alimentar e realização de atividades físicas, porém pacientes com níveis de pressão arterial acima de 180/110mmHg necessitam de tratamento com medicamento.


Dieta
A dieta de quem possui hipertensão arterial consiste em:
Evitar açúcares, derivados de leite na forma integral, carne vermelha com gordura, temperos prontos, alimentos industrializados e embutidos, conservas etc.


Preferir alimentos cozidos, grelhados ou assados, tempero naturais, frutas, verduras, legumes e produtos lácteos desnaturados.



Prevalência e Incidência

No Brasil

Relacionados

  • SEMIOLOGIA 01 Anamnese e Ectoscopia
    10593 palavras | 43 páginas
  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas
  • Oftalmologia
    19614 palavras | 79 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas