Imunidade
1. Citocinas da hematopoiese.
(Ana Paula N. de Paiva, Brenda Lee Silva Buso, Dannyllo Iócio Kataki de Oliveira)
Algumas citocinas geradas durante a resposta imune estimulam o desenvolvimento de células sanguíneas progenitoras da medula óssea. Estas citocinas são chamadas de fatores estimuladores de colônias (CSF).
A citocina fator de célula-tronco é originada nas células estromais da medula óssea, com o alvo principal nas células-tronco pluripotentes estimulando a produção de todas as células. A interleucina-7 é produzida nas células do fibroblasto e nas células estromais da medula óssea e atuam como progenitores linfóides imaturos induzindo a formação de células B e T. Já a interleucina-3 possui como principal fonte as células T que atuam como progenitores imaturos da medula promovendo a expansão das células. A citocina GM-CSF é gerada pelas células T ativadas, macrófagos, células endoteliais e estromais da medula óssea agindo como preogenitores para aumentar a produção de leucócitos, principalmente para repô-lo em processos infecciosos. A citocina M-CSF é produzida por macrófagos, células endoteliais, células da medula óssea e fibroblastos atuando como progenitores comprometidos induzindo a formação de monócitos. Por fim, a citocina G-CSF possui como fontes celulares pricipais os macrófagos, fibroblastos e células endoteliais, atuando como progenitores comprometidos estimulando a produção de granulócitos.
2. Citocinas pró-inflamatórias.
(Danilo Gouveia A. Franco, Eduardo Ferreira Ribeiro e Giancarlos de Brito Lincio)
Fator de necrose tumoral (TNF) - é mediador das respostas inflamatórias agudas a bactérias e outros micro-organismos infecciosos. O TNF-alfa é produzido por macrófagos estimulado por PAMP E DAMP e o TNF-beta é produzido por linfócitos. Age na ativação de células endoteliais na inflamação e coagulação; na ativação de neutrófilos; no hipotálamo produzindo febre; aumenta a síntese de proteínas na