Dança Criativa
Música nas Actividades de Enriquecimento Curricular
Cursos de Formação de Professores
Marta Santos Costa
18/03/2008
DANÇA CRIATIVA
A dança como forma de comunicação
As pessoas dançam socialmente, dançam por diversão, mas dançam também para comunicar seus sentimentos (bailarinos profissionais). A linguagem da dança é o movimento e o instrumento é o corpo humano. As crianças e a dança
As crianças dançam intuitivamente, é precisamente essa relação artística e lúdica que todos temos com o nosso corpo e a possibilidade de nos movimentarmos expressivamente que a DC pretende recuperar.
Mas o que é a Dança Criativa? Quais as suas origens?
É uma actividade em que o movimento físico não é usado de uma maneira funcional, mas como uma expressão pessoal. Na DC, o movimento corporal transcende o mero exercício físico, e a dança apresenta-se como uma linguagem de exteriorização de sentimentos, ideias e emoções.
A DC tem por base o trabalho de Rudolf Laban, um analista do movimento que dedicou a sua vida a estudar o significado e implicações do movimento no desenvolvimento da pessoa e nas suas relações com o meio que as rodeiam. Laban pretendia recuperar, pela dança, os actos espontâneos e a expressividade do ser humano, restringidos e inibidos pela rotina de movimentos de nosso quotidiano.
Benefícios
Físicos, sociais, emocionais e intelectuais.
A importância da comunicação não-verbal
Quando se utiliza a comunicação não verbal, há um desenvolvimento intrínseco da comunicação verbal, fundamental no trabalho de psicoterapia individual ou de grupo. A comunicação não verbal é necessária porque há sensações que não se exprimem verbalmente e, além disso, as palavras têm uma conotação
Pág.
2
pré-definida, códigos que podem bloquear a livre expressão.
Meloteca 2008 | Música nas AEC | Formadora_Marta Santos Costa | www.meloteca.com
DANÇA CRIATIVA
Os problemas psicológicos estão na base da dificuldade comunicativa. Daí a