impressã e escala
A configuração de impressão deverá ser realizada após o termino dos desenhos, cotas e demais informações necessários para a sua perfeita compreensão.
O desenho na área de trabalho deve ser desenvolvido utilizando as suas medidas reais, ou seja, na escala 1:1. A manutenção da sua proporção facilita a conferencia das dimensões, a intercambialidade entre projetos desenvolvidos por diferentes profissionais e a manutenção do sistema de coordenadas. Projetos que utilizam o Sistemas de Coordenadas Geográficas, como o sistema Universal Transversa de Mercator
(UTM) não devem ser deslocados ou ter a sua proporção alterada, pois este sistema possibilita identificar a partir da sua latitude e longitude a sua posição na superfície da terra.
Escala
A primeira etapa é a definição do formato da folha e a escala de impressão. Em Tools, no menu superior, deve-se configurar:
Change Drawing Format (formato de impressão)
Change Drawing Scale (escala de impressão)
Definido o formato e a escala de impressão os desenhos devem ser diagramados na folha, procurando a melhor distribuição possível que atenda as normas da ABNT.
O próximo passo é a inclusão das margens e do selo (legenda). No Varicad há a opção de utilizar o comando Sheet Borders Definicion / Definie Sheet Border Drawing Style para configurar as margens.
Na opção Trimmed Frame deve ser incluindo as distancias entre as margens e os limites da folha. O
Grid Frame deve ser mantido com valor zero. As demais opções podem ser mantidas desabilitadas.
Para inclusão das margens, deve ser acionado no menu superior a opção Objects / Dranwing Aids /
Sheet Border
1
Impressão
Deve selecionar a impressora em primeiro lugar. Depois pode definir como e o que é que pretende imprimir. O Ctrl+P abre o prompt de comando de impressão, solicitando a definição da impressora a ser utilizada e na sequencia a caixa com as demais configurações de impressão, que também podem ser abertas utilizando: