Produção Gráfica para Designers - Resumo
RESUMO
Noções Fundamentais
Impressão é a transferência de pigmentos de uma matriz para um suporte que pode ser papel, plástico, madeira, metal ou tecido no intuito de obter cópias. Para ter essa transferência, é preciso realizar os processos de produção, que para os designers é chamado de offset. O processo de produção consiste de quatro etapas:
1. Projetação: Toda a idéia é desenhada e arquivada.
2. Pré-impressão: Digitação e edição do projeto.
3. Impressão: Produção da matriz.
4. Acabamento: Cortes, refile, aplicação de vernizes e revestimento, grampeamento e encadernação.
Maquina plana e rotativa
No processo de produção existem duas maquinas de impressão, a plana e a rotativa. A primeira já é ultrapassada e só encontrada em gráficas de porte pequeno. Já a segunda é muito mais rápida, com menos impacto drante o processo, assim tendo maior durabilidade.
Traço, retícula e meio-tom
Também dentro do processo de impressão temos o traço, retícula e meio-tom. Traço nada mais é do que traços preenchidos por cores uniformes, sem variações, como vemos nos desenhos aninhados e em histórias em quadrinhos. No dia-a-dia isso é diferente, em vez de traços são utilizadas variações de cores, chamadas de meios-tons, que podem ser abruptos ou tênues. Esse, no entanto não é tão simples de reproduzir num impresso. Para isso é preciso transformar os meios-tons em pequenos pontos que se misturam em nossa visão. Por conta disso, os pontos simulam as cores naturais das formas, que são organizadas em retículas. Se utilizarmos uma lente de aumento, será possível perceber a simulação atravez dos pontos. Quando não há meio-tom, temos uma impressão a traço, que é dada pela impressão formada por apenas uma cor física. É como no caso dos grandes jornais, onde os textos são impressos a traço e as fotos por meios-tons. Nas fotos em preto e branco, os meios-tons são formados apenas com a tinta preta, e