Processos de Impressão
Impressão em P&B e Monocromia
É através da retícula que se geram os diversos tons de cinza nas impressões em preto-ebranco. Um impresso em P&B não é produzido com o uso de tintas de diversas gradações de cinza, mas simplesmente através do uso de uma única tinta no caso o preto o que determina o cinza que vemos é a quantidade e o tamanho dos pontos pretos impressos no papel. Com uma retícula mais fechada (ou seja, com mais e maiores pontos), são obtidos os cinzas mais escuros, até chegar ao preto. As áreas totalmente em preto, por sua vez, não utilizam retículas, porque não são em meio-tom, mas traço - ou seja, a tinta é aplicada uniformemente, sem variações. Já com uma retícula mais aberta (ou seja, com menos e menores pontos), temos os cinzas mais claros, até chegar ao branco (ou à cor do papel utilizado) que é, justamente, a ausência de tinta.
Há impressos que também se utilizam de uma tinta só mas que são azulados, ou avermelhados e assim por diante. Nestes casos, em vez de se utilizar de tinta preta, usou-se outra cor - com seus meios-tons obtidos da mesma forma, ou seja, com o uso de retículas. Todos eles são monocromias - ou seja, impressões nas quais se utilizou uma única tinta. Mas é preciso observar que as monocromias podem ser tanto a traço quanto em meio-tom. A diferença é que, no primeiro caso, não haverá gradação - alguma da cor da tinta: ela será impressa exatamente no tom da tinta.
Impressão a Cores
Mas, além de produzir meios-tons de uma mesma tinta (ou seja, de uma mesma cor), a retícula é utilizada para simular misturas de tintas, produzindo então outras cores além daquelas das próprias tintas utilizadas. É este é o princípio da impressão chamada de colorida.
Para simular as diversas cores, os processos gráficos mais utilizados não usam uma tinta para cada cor, mas apenas algumas tintas de cores diferentes (em geral quatro, mas às vezes mais). Porém, estas tintas não são misturadas fisicamente umas com as