História do Urbanismo - Cidade do México
Introdução
Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. Das primeiras obras - como a Ponte Ironbridge na Inglaterra, de 1779 - aos ultramodernos edifícios que se multiplicaram pelas grandes cidades, a arquitetura em aço sempre esteve associada à ideia de modernidade e inovação.
Os metais usados na arquitetura são aço e alumínio. Devido à sua plasticidade, podem ser transformados em peças decorativas, elementos estruturais, portas, esquadrias, pisos, grades e entre outros.
Apesar de ser grande produtor e exportador de aço, o Brasil não possui tradição quando se fala no uso desse material na construção civil, pelo contrário, é uma solução recente.
Definição e Propriedades
Metal (do ponto de vista tecnológico) pode ser definido como elemento químico que existe como cristal ou agregado de cristais, no estado sólido, caracterizado pelas seguintes propriedades: alta dureza, grande resistência mecânica, elevada plasticidade (grandes deformações sem ruptura) e alta condutibilidade térmica e elétrica.
Os metais são um dos grupos mais importantes entre os materiais de construção, devido às propriedades que possuem (diversos empregos na construção). A utilização de ligas metálicas, melhorando ou comunicando certas propriedades, fez ampliar o campo de aplicações desses materiais. Aparecem na natureza em estado livre ou compostos. Concentrados em jazidas. Os principais são: alumínio, chumbo, cobre, estanho e zinco.
Aplicações
Aço inoxidável
É um aço de grande resistência à corrosão. Pode ser obtido por: Liga de aço e cromo (18%) para maior dureza se acrescenta níquel (8%) ou aço inox de qualidade superior = 9% níquel, 18% de cromo e menos de 0,15% de carbono. Capeamento ou tratamento superficial, usando cromo, níquel, zinco (zincagem ou