Impressora 3D
Professor: Celso
Afinal, o que é uma Impressora 3D?
Todos nós já conhecemos um impressora, um periférico de saída responsável pela impressão de dados computador em um computador (imagens, textos, etc.) que hoje em dia está cada dia mais comum entre os usuários corporativos e domésticos.
Devido a seu fácil acesso (financeiro) hoje quase todos possuem pelo menos uma impressora em sua residência. Algumas a “jato de tinta” que utilizam cartuchos de tinta para sua impressão em folhas outras a “laser” que utilizam o toner para impressão que são as mais populares.
A impressora 3D como o próprio nome já fala é uma impressora que imprime, cria objetos em 3 dimensões. Em outras palavras ela é capaz de criar “qualquer” objeto físico existente, desde que seja corretamente programada para isso.
História
A primeira impressora 3D funcionando a pleno vapor foi inventada por Chuck Hull, um norteamericano do estado da Califórnia, em 1984, utilizando a estereolitografia1, tecnologia precursora da impressão 3D. Hull já havia desenvolvido um ano antes a tecnologia do que viria a ser a máquina, quando ela tinha duas funções principais, sendo uma delas a criação de lâmpadas para solidificação de resinas, primeiro objeto criado pela ferramenta.
Chuck Hull (esquerda) e seu primeiro protótipo.
A principal, entretanto, foi a confecção de partes de plástico de forma rápida, já que o processo tradicional levava de seis a oito semanas, e as peças ainda precisavam ser refeitas diversas vezes devido a problemas na manufatura.
Sendo assim, com a produção desses componentes em um ambiente controlado e de maneira muito mais veloz, a impressora 3D já demonstrava flexibilidade e rapidez, duas de suas principais características até hoje.
Poucos anos depois, Chuck Hull fundou a 3D Systems Corp., patenteando sua criação e diversas formas de impressão, assim como iniciando a comercialização da tecnologia. Para se ter uma ideia do sucesso, a empresa permanece como uma das