PESQUISA DE MERCADO 1
Como vimos, o escalonamento pode ser considerado parte da medição. Vimos que as escalas colocam os objetos ao longo de um continuum. Pois bem, esse escalonamento pode ser de dois tipos: comparativas e não-comparativas. As escalas comparativas servem para comparar dois objetos diretos. Por exemplo, “que tipo de sabão em pó a senhora prefere? Omo ou Ariel?” Ela tem uma grande vantagem é que as pequenas diferenças entre os objetos em estudo podem ser detectadas. Ela é de fácil uso e aplicação. Elas possuem apenas propriedades ordinais (escalas ordinais). Já as escalas não-comparativas os objetos são escalonados independentes um dos outros. Pode-use usar um intervalo para estas escalas. Por exemplo, pedimos a entrevistada que avalie o Omo num escala de 1 a 7, onde 1 é péssimo e 7 ótimo. Aqui, utilizamos muitas vezes as escalas de razão. Esse tipo de escalonamento é amplamente usado em pesquisa de marketing.
A importância de você conhecer os tipos de mensuração e escalas é para você entender o que está se querendo medir. Cada escala busca mensurar uma coisa. Por isso é importante que você tenha conhecimento de algumas delas.
Neste documento, disponível na Internet, você poderá verificar os tipos de escalas comparativas e não comparativas mais comuns em pesquisa de marketing. Veja qual dessas escalas melhor se adapta ao seu questionário.
Síntese da Unidade:
Definir de forma clara qual o problema da pesquisa e seus objetivos são atividades fundamentais para o sucesso de uma pesquisa. A partir desse ponto, todo o processo de desenvolvimento terá mais chance de sucesso. Uma das etapas desse processo é a determinação das técnicas de coleta de dados que foram apresentadas.
P�gina 8 de 8
Anterior