Impostos Diferidos
AVALIAÇÃO DOS ATIVOS BIOLÓGICOS PELO VALOR JUSTO NA
ATIVIDADE DE PECUÁRIA.
Autores:
ILIRIO JOSE RECH
(FACULDADES INTEGRADAS DE RONDONÓPOLIS)
MOISÉS FERREIRA DA CUNHA
(FACULDADE PROJEÇÃO)
IVONE VIEIRA PEREIRA
(PMIRPGCC - UNB/UFPB/UFPE/UFRN)
JOSEMAR RIBEIRO DE OLIVEIRA
(FACULDADES INTEGRADAS DE RONDONÓPOLIS)
RESUMO
Na atividade agropecuária com a entrada em vigor em 2003 da International Accounting
Standards (IAS) 41 – agriculture os ativos biológicos devem ser mensurados e reconhecidos no resultado no período em que ocorrerem tendo como base para sua mensuração o valor justo. A legislação fiscal no Brasil determina que estes sejam incluídos no resultado tributável do período em que ocorrer a venda de tais ativos, surgindo assim diferença entre os valores dos ativos e dos passivos considerados para apuração do resultado contábil e do resultado tributável. A IAS 12 - Impostos sobre os rendimentos determina que sejam evidenciadas nas demonstrações financeiras os impostos diferidos por estas diferenças como ativos ou passivos por impostos diferidos.
Assim, o objetivo desse estudo é analisar os efeitos da utilização do valor justo para reconhecimento e mensuração dos ativos biológicos como origem de ativos ou passivos por impostos diferidos na atividade rural de pecuária, utilizando como base referencial o estado de Mato Grosso. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica exploratória. Como resultado do estudo pode-se destacar que a mensuração e reconhecimento dos ativos biológicos pelo valor justo impacta o valor dos passivos por impostos diferidos e seu reconhecimento aumenta a transparência nas demonstrações financeiras das empresas agropecuárias por apresentar de maneira ampla os efeitos que esses provocam sobre o patrimônio.
1. Introdução
A contabilidade, como linguagem dos negócios, tem por objetivo prestar informações úteis para os diversos usuários internos e