importância do olfato e paladar juntos
Os sentidos gustativo e olfativo são chamados sentidos químicos, porque seus receptores são excitados por estimulantes químicos. Os receptores gustativos são excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos são excitados por substâncias químicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. O centro do olfato e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz. A gustação é primariamente uma função da língua, embora regiões da faringe, palato e epiglote tenham alguma sensibilidade. Os aromas da comida passam pela faringe, onde podem ser detectados pelos receptores olfativos.
Muitas comidas têm um sabor distinto como resultado da soma de seu gosto e cheiro, percebidos simultaneamente.
IMPORTÂNCIA DO OLFATO NO PALADAR Muito do que chamamos gosto é, na verdade, olfato, pois os alimentos, ao penetrarem na boca, liberam odores que se espalham pelo nariz. Normalmente, a pessoa que está resfriada afirma não sentir gosto, mas, ao testar suas quatro sensações gustativas primárias, verifica-se que estão normais.
As sensações olfativas funcionam ao lado das sensações gustativas, auxiliando no controle do apetite e da quantidade de alimentos que são ingeridos.
Perturbações do olfacto e do paladar
O olfacto e o paladar estão estreitamente relacionados. As papilas gustativas da língua identificam o paladar, e o nervo olfactivo identifica os odores. Ambas as sensações são transmitidas ao cérebro, que combina a informação para reconhecer e apreciar os sabores. Enquanto alguns sabores podem ser reconhecidos sem que intervenha o olfacto (como o sabor salgado, o amargo, o doce e o ácido), outros sabores mais complexos (como o da framboesa, por exemplo) requerem ambos os sentidos, olfacto e paladar, para os reconhecer.
Como se apreendem os sabores
O sentido do gosto e do olfacto trabalham conjuntamente para que se possa reconhecer e apreciar os