oufato e paladar
A Lei de Weber-Fechner é uma das mais antigas relações quantitativas da psicologia experimental e quantifica a relação entre a magnitude do estimulo físico e o seu efeito percebido. Em 1879 Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzin
Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em se. Por esse motivo a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que tem especial importância para si própria.
Muitos psicólogos cognitivos e filosóficos de diversas escolas, acreditam que ao transitar pelo mundo, as pessoas criam um modelo mental de como o mundo funciona, elas sentem o mundo real, mas o mapa sensorial que isso provoca na mente é provisório.
À medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera. Diversos experimentos com percepção visual demonstram que é possível notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações. As ilusões de óptica e alguns jogos, como o dos sete erros se baseiam nesse fato. Algumas imagens ambíguas são exemplares ao permitir ver objetos diferentes de acordo com a interpretação que se faz. Em uma "imagem mútável", não é o estímulo visual que muda, mas apenas a interpretação que se faz desse estímulo.
O Paladar é o sentido de sabores pela língua. Importante para a alimentação. Embora seja um dos sentidos menos desenvolvidos nos humanos, o paladar é geralmente associado ao e a sociedade contemporânea muitas vezes valoriza o paladar sobre os aspectos nutritivos dos alimentos. A arte e a enologia são aplicações importantes da percepção gustativa. O principal fator desta modalidade de percepção é a