bloqueio criativo
INTRODUÇÃO
Criatividade é processo e perspectiva que transforma, inventa, gera e produz.
Coisas, imagens, cores, palavras, sons, gostos, cheiros, tempos... Todas as coisas e pessoas podem ser objetos da criatividade, até mesmo o processo e a perspectiva em si. O Fato é que a criatividade precisa de concretização. Ou seja, sair do mundo da "viagem" e mostrar-se real, seja nas artes, na ciência, nos jogos infantis ou mesmo na manutenção financeira do cotidiano.
Para a neurociência, o lugar da invenção está, antes de tudo, em nosso corpo, e nosso cérebro é o mentor deste processo. Se ele estiver bloqueado toda nossa vida sofre as conseqüências. Quanto mais livre a "conversa" entre seus neurônios, maiores serão as possibilidades de combinações neurais, portanto, a criatividade será maior. Quando o bloqueio ocorre, existe uma padronização entre as conexões cerebrais que leva a repetição dos pensamentos, emoções e ações ou ainda ao temido "branco".
O cérebro possui organização celular diversificada. Composto por subdivisões áreas com diferentes características bioquímicas - ele é dividido entre hemisférios direito e esquerdo: no lado direito predomina o comando das nossas emoções e potencial artístico, no esquerdo, as conexões que regulam nossa capacidade racional e lógica. Outra divisão importante vem da evolução do homem como animal.
Portanto, de forma simplificada podemos dizer que temos três cérebros: o "cérebro reptiliano", que é baseado nos instintos; o "cérebro mamífero", baseado nas emoções e o "cérebro humano", que pensa, fala, cria e utiliza-se de instrumentos.
Tantas diferenças no cérebro dificultam a sincronia entre razão, emoção e ação.
Elas também dificultam a "digestão" das experiências que vivemos, formando padrões neurais que resistem à inovação.
Motivos dos bloqueios criativos
Stress
Saúde
Preocupações financeiras
Ocupação com atividades não relacionadas ao trabalho
Falta de conhecimento de um assunto,