renascimento do pitagorismo
As principais características do neopitagorismo Eles afirmam o incorpóreo e imaterial, predominante com base na metafísica do intelecto, de extração aristotelica e na metafísicas das idéias, as doutrinas das monadas das Diades. Destaca-se as doutrinas das idéias na concepção do homem renasce a idéia da espiritualidade da alma e sua imortalidade assumindo uma conotação mística.
Numenio de Apameia e a fusão entre neopitagorismo e medioplatonismo. O neopitagorismo atinge seu ápice com Numenio mas com o tempo ela fundisse com o medioplatonismo que acontecia paralelamente a ela a velha questão grega reascende com a pergunta o que é ser, para Numenio o ser não pode ser identificado com a meteria, o sensível não é ser mas o devir, nos encontramos ao ler diante da antiga ontologia de Parmenides reformada pelo resultados da Segunda navegação de Platão, Numenio é convencido que os ensinamentos de Platão correspondia aos ensinamentos de Moisés.
O corpus Hermeticum e os oráculos caldeus. Na época helenistica dos séculos II a III desenvolveu-se uma literatura soteriologica de caráter filosófico religioso e parte chegou ate nos com pretensão de Ter sido revelada pôr Thoth,