Bibliotecária
Foi pesquisando sobre a história da literatura mundial que resolvi aprofundar meus conhecimentos sobre o movimento de Vanguarda.
Procurei elaborar uma pequena fonte de dados sobre o assunto em questão que pudesse facilitar a pesquisa realizada pelas pessoas que se interessem pelos devidos fatos.
A ideia surgiu por necessidade própria; muitas vezes tive que fazer determinada pesquisa e precisei vasculhar diversas fontes de dados para poder reunir os fatos dos quais necessitava.
Este trabalho está voltado, exclusivamente, aos interessados em história da literatura e foi elaborado em duas partes.
Na primeira parte busquei dados que esclarecessem, de um modo resumido, sobre as correntes vanguardistas. Na segunda parte relacionei, ano a ano, algumas obras e seus autores que se destacaram nas duas primeiras décadas do século XX.
2 MOVIMENTOS DE VANGUARDA E O SÉCULO XX
Neste particular Ana Paula de Araujo (2014) registrou que:
Vanguarda foi uma manifestação artístico-literária surgida na Europa nas duas primeiras décadas do século XX, e provocou uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.
Com o advento da tecnologia, as consequências da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e a atmosfera política que resultou destes grandes acontecimentos, surgiu um sentimento nacionalista, um progresso espantoso das grandes potências mundiais, e uma disputa pelo poder.
Várias correntes ideológicas foram criadas, como o nazismo, o fascismo e o comunismo, e então surgiram os movimentos artísticos que chamamos de vanguardas. Todos tinham o mesmo objetivo, que era o questionamento, a quebra dos padrões, o protesto contra a arte conservadora, a criação de novos padrões estéticos, que fossem mais coerentes com a realidade histórica e social que surgia.
Estas manifestações se destacaram por sua radicalidade, a qual proporcionou que influenciassem a arte em