Importância do Estudo da Filosofia
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo, abordar resumidamente, a importância da formação do professor com diferentes olhares sobre o saber humano, enfatizando a compreensão do homem total sob a visão do educador, e suas responsabilidades sobre a formação do educando, fortalecendo seus direitos e deveres como cidadãos e sua capacidade de refletir e analisar criticamente, argumentando e agindo através de conceitos.
Palavras-chave: Educação – Cidadania – Complexidade
INTRODUÇÃO:
Desde os primórdios da antiguidade o Homem buscava respostas para si mesmo e para o mundo. O papel da Filosofia é levantar questionamentos, procurar a razão, buscar a verdade e se abster do próprio ponto de vista para aceitar a realidade que nos cerca. “A Filosofia é o mediador reflexivo entre as diversas instâncias do saber”. A Educação é um processo social que baseia-se em valores e a Filosofia contribui para a sua compreensão. A formação de educadores deve ser alicerçada e embasada para que possa se desenvolver plenamente para que possa consolidar nos alunos o conhecimento, a criticidade e a cidadania.
A responsabilidade de formar cidadão, está na disciplina de História, que é a detentora do conhecimento das origens, cabendo ao professor de História a transmissão de uma “memória nacional”, ensinando ao aluno a aquisição das ferramentas de trabalho necessárias: o saber-fazer, o saber-fazer-bem, sendo o responsável por ensinar a valorizar a diversidade dos pontos de vista. O ensino de História tem que ir além da História, no que diz respeito a formar cidadão, com uma consciência moral e cívica.
A Psicologia encontra-se como uma das disciplinas que ajuda o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades, competências, atitudes e valores, capacitando-o a investigar e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como