“Importância do estudo da filosofia, história, psicologia e antropologia na formação do professor”
Educar na forma sistemática também implica “dominar conhecimentos sobre o ensino”, isto é, dominar a atividade educacional e pedagógica que constitui objeto de tratamento da Pedagogia, bem como as especificidades conceituais das diferentes áreas das ciências. (Aula 1 – pág. 13)
Relacione a especificidade de seu curso às questões didáticas apresentadas nas aulas do Módulo 1. (Use cerca de 5 linhas.)
Na matemática (meu curso) o educador deve dominar tanto o conteúdo a ser ensinado como o processo de ensino, pois deve levar o aluno a conhecer a matemática como uma ciência sobre as qual se deve “descobrir”. Isto leva o educador a utilizar-se da diversificação de meios de transmissão de seu conteúdo o que também significa entender o aluno e sua diferença social cultural.
Questão 2: (2,0 pontos)
“O ato de ensinar, como toda ação humana, não é isento de valores”. (Aula 1 – pág. 14).
Aliado à formação do professor há um conjunto de princípios e de valores que nos lembram que as teorias educacionais que tomamos para nós, individualmente, precedem à aplicação de qualquer metodologia de ensino.
Com base nisso, analise sua própria formação em construção. (Use cerca de 5 linhas)
Questão 3: (3,0 pontos)
A partir da leitura do livro didático e do uso da Plataforma você pode estudar junto com seu tutor e outros colegas de curso. Para analisar suas experiências de vida e perceber como o conhecimento da Didática é indispensável à Prática de Ensino é importante dominar o conteúdo da disciplina a ser lecionada e superar a rotina das aulas tradicionais, criando oportunidades para refletir sobre suas vivências.
Para ser um bom professor é preciso, entre outros procedimentos, reconhecer a importância da formação pedagógica, a valorização do diálogo na aprendizagem e desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
Considerando o texto apresentado acima, descreva em um texto como você pode avaliar um bom