Origem Da Pedagogia
O presente trabalho tem como tema: A divisão da pedagogia quanto ao conteúdo e quanto a sua relação com outras ciências, e como objectivo principal descrever o percurso da pedagogia ate ser considerada ciência e a sua relação com algumas ciências (psicologia, sociologia, filosofia, ciências políticas, ética, economia política, história, moral, antropologia cultural, biologia e até com a didáctica).
A metodologia usada para a realização deste trabalho foi a da consulta bibliográfica, que consistiu na leitura e análise das informações de diversas obras que se debruçam sobre o tema acima mencionado e também em consultas na internet. Os autores das referidas obras estão devidamente citados dentro do trabalho e também na bibliografia final.
O trabalho está organizado em dois capítulos: O primeiro descreve a pedagogia como ciência, onde faz um breve resumo do percurso da pedagogia desde os tempos mais antigos ate ser considerada como ciência e enunciando o seu objecto de estudo. 0 Segundo faz uma relação da pedagogia com outras ciências, onde fez a relação com as seguintes ciências: psicologia, sociologia, filosofia, ciências políticas, ética, economia política, história, moral, antropologia cultural, biologia e com a didáctica. Para além dos referidos capítulos o trabalho apresenta conclusão e bibliografia com as obras e sites consultados na realização deste trabalho.
CAPITULO I: PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA
1.1. Surgimento da Pedagogia
A Pedagogia, como ciência, tem uma longa história. Os seus primeiros estudos e aportes emergiram, com a origem e o desenvolvimento da própria civilização. Como também aconteceu com outras ciências, a Pedagogia viu seus primeiros grandes estudos nas obras dos clássicos da antiguidade: Platão (427-347), Aristóteles (384-322), entre outros.
Seu surgimento sustenta-se a partir da definição de seu objeto de estudo: a educação. O progresso da educação não poderia se fundamentar só com experiências do dia-a-dia e conjeturas dos