origem da pedagogia
Origem do pedagogo .
A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, sendo a junção de paidós (criança) e agogé (condução). O termo pedagogo, da palavra παιδαγωγός surgiu na Grécia Clássica, cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium. Tem-se ai, consensualmente, o berço da Pedagogia, pois é na Grécia que nascem as primeiras ideias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças. Nessa antiguidade clássica, antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.
Os registros dessa condição atestam nuances curiosas desse ofício, como destaca Manacorda (1996,p. 60-1) num diálogo entre dois pedagogos, Filoxeno e Lydo:
“ Lydo: mas tu, que sustentas a causa de um filho tão corrupto, recebeste por acaso, a mesma educação quando eras adolescente? Tenho certeza de que aos vinte anos não podias sair de casa elevar teu pé longe um dedo do teu pedagogo. E se acontecia, ficava de mal para pior, porque discípulo e mestre eram julgados maus. Se não tivesses chegado à palestra antes do nascer do sol, receberias uma punição não pequena pelo prefeito do ginásio. Ali te exercitavas, não só com mulheres e entre lascívios, mas na corrida, na luta, na lança, no disco, no pugilato, na bola e nos saltos.
Ali se passava a adolescência e não em lugares escondidos. E quando do hipódromo ou da palestra voltavas para casa, vestido com uma tuniquinha, sentavas numa cadeirinha ao lado do mestre; e ao ler um livro, se errasses uma única sílaba, o cinto do mestre se teria manchado (do teu sangue)