A importância do estudo da filosofia, história, psicologia e antropologia na formação do professor
Fundamentos da Educação I
Tema
A importância do estudo da Filosofia,
História, Psicologia, e Antropologia na
formação do professor
Aluno: Cristiano Soares Lopes
Matricula: 20092609031
Polo: Resende-Centro
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA FILOSOFIA, HISTÓRIA, PSICOLOGIA E ANTROPOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
INDRODUÇÃO
História: É a ciência humana que estuda o homem através do tempo, usando para tal o estudo dos processos e eventos ocorridos no passado.
Psicologia: É a ciência que estuda os processos mentais e comportamentais do ser humano.
Filosofia: É o estudo dos problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e a linguagem do ser humano.
Antropologia: É a ciência que estuda o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
DESENVOLVIMENTO
Hoje nosso sistema de ensino é baseado num aprendizado centrado em assuntos relacionados a uma determinada disciplina, e portanto se fecha a influências alheias que poderiam em muito contribuir para uma melhor compreensão do conteúdo proposto para o desenvolvimento desta mesma disciplina. Dentro deste conexto, acreditam alguns especialistas, tem havido um sub-aproveitamento do intelecto de nossos alunos e também de nossos professores, limitando em muito o seu campo de ação, e portanto impedindo o pleno desenvolvimento de sua capacidade de agregar conhecimentos durante os processos de aprendizagem.
Em função do exposto acima, alguns estudiosos, dentre eles Edgar Morin, defendem uma maior abertura das disciplinas de forma a permitir que seu desenvolvimento, seja pontuado por uma forma de pensar em que o aprendizado possa ser visto de uma forma mais abrangente e participativa, tornando alunos e professores uma parte do todo, com a valorização do pensamento sistêmico. E em função disto aconteça uma maior interação entre as partes ou elementos, permitindo assim o surgimento de uma nova forma de