Importância das ONGs
Vivemos num pais que existe uma grande desigualdade de oportunidades nas classes mais baixas.
O acesso a cultura que uma criança pobre tem, é diferente das crianças de classe media/alta.
Um dos objetivos das ONGs é diminuir essa desigualdade social, através de projetos variados.
As ONGs atuam, principalmente, prestando serviços para pessoas carentes que não podem contratar serviços do setor privado (segundo setor). Como o setor público (primeiro setor) não consegue, em nosso país, atender com qualidade todas as pessoas necessitadas, o Terceiro Setor assume um papel de fundamental importância.
Algumas ONGs também trabalham em prol da preservação do meio ambiente e da bio diversidade.
Terceiro Setor
As ONGs também são conhecidas como Terceiro Setor, Levando em consideração que o primeiro setor é o governo, o segundo setor é o privado o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público. As associações do Terceiro Setor têm como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das pessoas necessitadas. Portanto, atuam nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, orientação vocacional, qualificação profissional, cultura, etc.
Voluntariado
Uma característica do setor é o voluntariado, a grande maioria da mão de obra nessas instituições é feita por serviço voluntario (que não recebe pelo trabalho desenvolvido). É uma profissão de prestígio, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário. O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Setor. É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educação, saúde, lazer etc.
Triste Realidade
As ONGs são entidades sem fins lucrativos, mas a realidade tem sido outra completamente