O papel da ONGs
As Organizações Não Governamentais ou ONGs, como também são chamadas, são organizações ou entidades privadas que não possuem fins lucrativos, ou seja, são do que é chamado “terceiro setor”.
Em todo o mundo, e também no Brasil, as ONGs têm atuações bem diversificadas, atuando em diversas áreas de sumária importância para a população e para o meio ambiente, como, por exemplo, ONGs voltadas à saúde, ONGs de grupos de apoio, ONGs de proteção de animais ameaçados de extinção etc.
As ONGs, por se tratarem de entidades civis, dependem de muitas formas de auxílio para continuar seu funcionamento, sendo assim é muito comum que muitas pessoas realizem trabalhos voluntários ou mesmo façam doações às ONGs, principalmente às ONGs ambientais.
No Brasil, muitos são os casos de sucesso de ONGs ambientais que colaboraram e que ainda continuam a colaborar de maneira exemplar para com o meio ambiente.
Aliás, é muito importante ressaltar que no Brasil, devido à falta de leis mais severas e também de fiscalizações de fato efetivas para as causas ambientais, o trabalho das ONGs ambientais é de enorme importância, ajudando tanto a conservar como a conscientizar a população.
A importância das ONGs ambientais
As Organizações Não-Governamentais (ONGs) ambientais lutam em defesa do meio ambiente, pesquisas, educação ambiental, etc. Ocupam o espaço onde o governo deveria, mas não consegue atuar, elas estão próximas das comunidades e seus problemas, geram estratégias e projetos para melhorar a qualidade de vida, desenvolvem meios de educar, trabalhar e preservar o meio que vive o cidadão. Outra forma de atuação é exigir quanto fiscalizar os órgãos competentes nas questões que envolvem a Meio Ambiente.
O objetivo nas ONGs sérias convergem na maioria dos projetos na preocupação em diminuir a enorme distancia entre “teoria e a prática”, despertar o cidadão consciente na tutela da Natureza.
Há algumas décadas não havia conscientização