Trabalho de Obras e terra
CURSO: ESTRADAS II
Estruturas de Pavimento
João Virgílio Merighi
agosto/2004
Aula 1
1- INTRODUÇÃO
1.1 DEFINIÇÃO DE PAVIMENTO
1.2 CLASSIFICAÇÃO DOS PAVIMENTOS
1.3 MECANISMOS DE FUNCIONAMENTO
ESTRUTURAL
PARA REFLEXÃO
ANTES DE SE INICIAR O CURSO,
CONVÉM PARAR E REFLETIR SOBRE O
QUE É ENGENHARIA
NUMA DEFINIÇÃO POPULAR, A
ENGENHARIA PODE SER DEFINIDA
COMO A ARTE DE SE FAZER POR UM
CUSTO X AQUILO QUE O LEIGO FARIA
POR 2X !!!!
DEFINIÇÃO
Pavimento pode ser definido como toda estrutura apoiada sobre a camada final de terraplenagem e destinada a receber o tráfego fornecendo ao usuário segurança e conforto.
Essa estrutura, construída sobre a camada final de terraplenagem (CFT) é constituída de várias camadas e vários materiais de diferentes características de resistência e deformabilidade. Esta estrutura assim constituída apresenta um elevado grau de complexidade no que se refere ao cálculo das tensões e deformações.
FUNÇÕES DO PAVIMENTO
De acordo com a NBR 7207/82, o pavimento é uma estrutura construída após a terraplenagem e destinada economicamente e simultaneamente em seu conjunto a:
FUNÇÕES DO PAVIMENTO
A) Resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais produzidos pelo tráfego; B) Melhorar as condições de rolamento quanto à comodidade e segurança;
C) Resistir aos esforços horizontais que nele atuam tornando mais durável a superfície de rolamento.
CARGAS NO PAVIMENTO
CLASSIFICAÇÃO DAS
ESTRUTURAS DOS PAVIMENTOS
De uma maneira geral, pode-se classificar a estrutura de um pavimento em:
1) PAVIMENTOS FLEXÍVEIS: São aqueles constituídos por camadas que não trabalham à tração, exceção feita ao revestimento que pode ou não suportar esse tipo de esforço. Normalmente são constituídos de revestimento betuminoso delgado sobre camadas puramente granulares. A capacidade de suporte é função das características de distribuição de cargas por um sistema de camadas