A importâncias das ongs
A importância das ONG’s esta diretamente ligada à realização de trabalhos onde o Estado não consegue chegar, para isso contando com o auxilio e doações do mesmo e também colaboração por parte de Instituições privadas.
As ONG ocupam-se hoje de uma infinidade de temas, em todas as partes do globo. O número de ONG internacionais têm crescido, embora a maior parte opere a nível nacional ou local, produzindo bens públicos que, em geral, não são oferecidos pelo mercado lucrativo. Daí resulta a designação “terceiro setor”, que distingue o papel das ONG em relação ao Estado e ao setor privado. Algumas, como as organizações de apoio social, fornecem serviços. Outras, como as associações locais, promovem o desenvolvimento comunitário. Mas muitas ONG’s, como as que intervêm sobre direitos humanos e justiça social, ocupam-se de campanhas por objetivos amplos, intervindo no plano global. A Anistia Internacional, por exemplo, tem quase dois milhões de membros, espalhados por 150 países, sendo uma ONG muito conhecida e prestigiada.
Além da sua natureza não-lucrativa, muitas ONG’s assumem uma missão importante no campo da “advocacia social”, da defesa de causas específicas. Nos últimos anos, as ONG’s destacaram-se na promoção de padrões de sustentabilidade ambiental, dos direitos das mulheres, do controlo do armamento. Muitas ONG’s ainda avançaram na defesa dos direitos e do bem-estar das crianças, dos portadores de deficiência, dos mais pobres. A internacionalização da intervenção organizada de milhões de cidadãos contribuiu para estes sucessos. Sobre as formas de enfrentar os desequilíbrios gerados pelo processo de globalização, perspectivas muito diversas, convivem entre as ONG’s. Porém, existem alguns consensos: a importância da cooperação, a não-violência, o respeito pelos direitos humanos e pela democracia. Estes conceitos encontram definições diferentes segundo os contextos culturais, mas prevalecem com valores de referência no universo das