Importância da Tutoria na EaD
Roberto Carlos Simões Galvão
Tutor do Programa de Educação a Distância do IFSC, em Joinville
Publicado em 18 de dezembro de 2012
Desde os anos 1940 a Educação a Distância faz parte da realidade de milhares de estudantes brasileiros, graças à atuação de escolas como o Instituto Monitor, o Instituto Universal Brasileiro e o
Instituto Padre Reus, entre outras. Essas instituições há décadas oferecem cursos profissionalizantes na modalidade por correspondência, muito antes do advento da internet e da popularização da informática. Nos seus primórdios, o ensino a distância tinha nos correios um aliado importante, unindo escola, alunos e professores.
Apenas em dezembro de 1996 a Educação a Distância (EaD) foi oficializada no Brasil, na Lei nº 9.394, agregando ao ensino a já disponível alta tecnologia.
A literatura especializada costuma definir Educação a Distância como o “aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local do ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais” (MOORE; KEARSLEY, 2010, p. 2).
É notório o espaço cada vez mais expressivo que vem sendo ocupado pela EaD na contemporaneidade; no ensino superior, de graduação e pós-graduação, vem crescendo o número de cursos na modalidade EAD.
Em países desenvolvidos e mesmo naqueles em desenvolvimento, os recursos oriundos do universo virtual representam instrumental importante na educação.
Atualmente, o Brasil tem cerca de 6,5 quase 1 milhão deles estudam em cursos dados do Censo da Educação Superior
(MEC), a EaD já responde por 14,6% das ensino superior do País.
milhões de universitários; a distância. De acordo com do Ministério da Educação matrículas de graduação no
Instituições de ensino públicas e privadas estão apostando nessa modalidade como forma de alcançar um