Importância da química na engenharia civil
CURSO - ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA- QUÍMICA GERAL PARA ENGENHARIA
PROFESSOR- MARCELO OLIVEIRA SANTIAGO
RELATÓRIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA ENGENHARIA CIVIL
AUTOR:
ARTHUR AIRES LIMA
JUAZEIRO DO NORTE, JULHO DE 2013
INTRODUÇÃO:
O engenheiro civil é o profissional responsável por gerenciar, planejar ou executar obras das mais diversas funções, desde casas a pontes e barragens. Para tanto, é imperativo um grau amplo de instrução nas áreas do conhecimento científico, como a química. O engenheiro civil necessita de uma base sólida em química para que este possa entender as diversas caraterísticas da matéria disponível no meio e molda-la para que desempenhe uma função na obra que o profissional deve executar. Um exemplo da importância da química nesse contexto se dá pelas estações de tratamento de água ou esgoto (ETA ou ETE).
Uma ETA tem como função remover poluentes e agentes nocivos à saúde dos efluentes líquidos advindos tanto do ambiente natural quanto do social. Dentre as técnicas aplicadas para tal finalidade se encontra a determinação da DQO (demanda química de oxigênio) da amostra de água.
DESENVOLVIMENTO:
Na análise da composição de recursos hídricos é comum se deparar com compostos orgânicos advindos tanto do meio natural quanto do despejo de efluentes industriais e dos dejetos produzidos pela sociedade. Com o intuito de elaborar técnicas de purificação da água, entre outros motivos, surge um parâmetro denominado Demanda Química de Oxigênio (DQO). “DQO é a quantidade de oxigênio necessária para oxidação da matéria orgânica de uma amostra por meio de um agente químico, como o dicromato de potássio” (CEBESB-SP). Em seu princípio a DQO assemelha-se com outro parâmetro, a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), que mede a quantidade biodegradável da matéria orgânica. De fato, ambos são fundamentais para a o tratamento de efluentes líquidos.
A DQO de uma