A Importância da Quimica para Engenharia Civil
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Química Geral
Turma: B
Prof.: Dr. Danilo Avelar
Atividade: Trabalho Individual da I Unidade
Aluno: Rodrigo Sávio de Oliveira Souza
Data: 19/092013
A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA PARA A ENGENHARIA CIVIL
Será que a química é importante para a Engenharia Civil? Ou, a matemática é mais importante que a química? A física é mais importante do que a química e a matemática? Qual dessas disciplinas é mais importante para a engenharia civil?
Acredita-se que a química, entendida como a ciência que se dedica ao estudo da composição, da estrutura e das propriedades das matérias, bem como as alterações sofridas durante as chamadas reações químicas, tem grande relevancia para a engenharia civil. Tendo em vista que, diante do objetivo da própria engenharia civil de inventar, o conhecimento da quimica dá bases fundamentais para as invensões dos engenheiros civis. Sem os conhecimentos sobre os materiais e das suas propriedades, jamais pode-se inventar com segurança e reponsabilidade as obras civis.
Podemos destacar uma grande relação entre a química e engenharia no que diz respeito ao intemperismo das matérias. Este intemperismo que pode ser subdividido em mecânico e químico, envolvendo solos e os materiais como um todo. Com relação ao intemeperismo químico, podemos destacar: oxidação, redução, embora exista outras, tais como hidratação, dissulução, hidrólise, acidulose dos materiais.
A oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. De acordo com areportagem da Revista Tecne (2013) as sacadas, terraços e marquises sofrem com a ação do tempo, por estarem ao ar livre. Por isso, as impermeabilizações desses locais devem funcionar adequadamente, evitando a penetração de umidade no concreto e a consequente oxidação das armaduras, sua perda de seção, deformação da