btida
Matéria – Gestão Financeira
Professor: Geraldo Gabrich
Aluno: Tiago de Souza Abreu Xavier
Trabalho: Pontos positivos e negativos de se usar EBITDA como ferramenta de análise de empresa
Primeiramente, antes de destacar qualquer ponto, é necessário informar sobre o que se refere a sigla EBITDA. Tal sigla, em inglês, corresponde a Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and
Amortization ou, como conhecido no Brasil, Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciações e
Amortização, também conhecido como LAJIDA.
Feito tal comentário, é importante esclarecer que o EBITDA começou a ser utilizado nos EUA na década de 70, quando as empresas começaram a utilizá-lo como uma medida temporária para
analisar apenas um período de uma empresa. Ganhou notoriedade, porém, quando investidores mais arrojados perceberam sua eficácia na hora de detectar a capacidade de uma empresa endividada conseguir gerar caixa.
No Brasil, a popularidade do EBITDA cresceu na última década, com o desenvolvimento do mercado de capitais e o aumento da presença do investidor pessoa física na bolsa de valores.
Além do mais, a sua popularização no Brasil ocorreu quando as dividas em dólar das empresas aumentaram consideravelmente , em função da grande desvalorização do real e da elevação da taxa de juros .Estes fatos fizeram com que um numero pequeno de empresas fechasse seus exercícios “no azul”.
Em razão de tais fatos, contabilistas e administradores alçaram o indicador ao posto de principal referência de liquidez em um balanço.
Tanta notoriedade no Brasil, e atribuição de tanto poder a um simples índice, fez com que a CVM se manifestasse e colocasse algumas regras (padronização do cálculo) para evitar que contadores mal intencionados utilizassem o EBITDA na direção que mais convém à empresa.
Feitas tais considerações, passa-se a destacar quais os pontos positivos e negativos do uso do