Importância das ciências básicas (matemática, física e química) na Engenharia Civil
Importância das ciências básicas
(matemática, física e química) na Engenharia Civil
Trabalho apresentado à professora Maria Cláudia Sousa Alvarenga
Grupo: Frederico Alves - 4925 Wallisson Frade - 4959 Weline Saúde - 4917
Viçosa
22/03/2013
Introdução
A princípio, se faz importante reconhecer o significado do termo Engenharia, “ciência, técnica e arte de construção de obras de grande porte, mediante a aplicação de princípios matemáticos e das ciências físicas.” (Aurélio) Essa conceituação à Engenharia certifica a força das ciências na formação e atuação do engenheiro.
O curso de Engenharia Civil tem pela frente várias possibilidades de atuação profissional, que são: projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais, portos, Ferrovias e aeroportos; o estudo das características do solo e da topografia, o dimensionamento de estruturas e a análise de viabilidade técnica e econômica de um empreendimento.
A formação acadêmica do curso deve oferecer além das disciplinas específicas para a atuação do profissional, fundamentação teórica e aplicação das disciplinas básicas, tais como, matemática, física e química.
Como objetivo geral, o trabalho pretende abordar sobre a importância das disciplinas básicas para a atuação do profissional da engenharia civil: matemática, física e química. E como objetivos específicos, busca:
Discorrer sobre a utilização de cada uma dessas disciplinas no curso de engenharia civil;
Considerar as atribuições do engenheiro civil e a aplicação dessas disciplinas em sua atuação.
Mediante a leitura e análise do tema se espera esclarecer e confirmar a relevância das disciplinas matemática, física e química, indispensáveis à formação acadêmica e prática da engenharia civil.
Desenvolvimento
As disciplinas básicas, tais como,