Serviço Social na Educação
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a contribuição do serviço social na área da Educação, tendo como base as expressões da questão social presentes no cotidiano escolar fruto da estrutura social vigente dentro de um mundo globalizado e desigual refletido nas escolas públicas.
A escola hoje, principalmente as públicas, contam com um público fragilizado vivendo em péssimas condições de vida, além do que há muitos casos de drogas, violência doméstica, violência sexual, identificadas a partir do comportamento da criança e do adolescente na escola. Isso reflete diretamente no rendimento do aluno, causando altos índices de evasão.
Neste sentido, a atuação junto aos familiares, professores e alunos se torna premente para garantir o acesso à educação e o ensino de qualidade a esses, assim como desenvolver um trabalho que possa compreender e compartilhar junto ao coletivo escolar formas de lidar com as problemáticas do baixo desempenho escolar.
Assim sendo, a ação profissional do Assistente Social terá grande valia, pois poderá colaborar junto aos professores e demais educadores para pensar a escola como espaço privilegiado de acolhimento e incentivo a reflexões e ações sobre a dimensão social.
2 – DESENVOLVIMENTO
Sabe-se que na realidade contemporânea as escolas estão sendo perpassadas por inúmeros fatores sociais, culturais, políticos e econômicos, os quais têm influenciado diretamente a rotina escolar e o processo ensino-aprendizagem do aluno. Nesse contexto, também se encontram alunos com inúmerasdemandas, oriundas das realidades sociais vivenciadas pelas suas famílias, as quais ultrapassam as questões pedagógicas do aprender e do ensinar, tendo-se a necessidade do apoio de outros profissionais.
Desta maneira, a inserção do Serviço Social na escola, deve contribuir com ações que tornem a educação como uma prática de inclusão social, de formação da cidadania e emancipação dos sujeitos sociais. Ambos, tanto a escola como