Importância da oratória aos profissionais do direito
Oratória, por sua vez, é a arte ou a capacidade de falar em público. Ao advogado, por exemplo, não basta apenas falar em público, tem que falar bem, deve ser eloqüente, convencendo através da boa argumentação, para isso, o profissional do ramo do direito deve conhecer e dominar as técnicas de escrita e de fala, garantindo assim, uma eficiente comunicação.
Um exemplo prático sobre a necessidade da presença da oratória no currículo do profissional do direito é a resolução de conflitos na presença do juiz, no processo sempre será garantido às partes o contraditório e a ampla defesa, que é um princípio assegurado pelo o artigo 5º, inciso LV da Constituição Federal e isso se faz através da boa argumentação, o juiz levará em conta os fatos verdadeiros e fará a jurisdição (também por meio da oratória) através do que se ouviu e do que foi provado pelas as partes através do advogado que usou de boa oratória.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a instituição responsável pela a regulamentação da advocacia do Brasil. Através do exame da OAB se analisa e verifica o desempenho do ensino jurídico nas instituições de Ensino Superior.
A triste realidade é que se tem verificado que 70% dos bacharéis em direito não conseguem aprovação pela OAB, percebe-se, então que, o ensino jurídico no Brasil não tem sido levado tão a sério quanto devia, ou por parte da instituição de ensino superior ou por parte do estudante de Direito, que na maioria das vezes ao concluir