trabalhos
Oratória para advogados e estudantes de Direito, de Reinaldo Polito. Editora Saraiva, 2008, 247 páginas.
Esse livro, segundo seu autor, foi escrito a partir de sua obra “Seja um ótimo orador” e foi cuidadosamente reformulado e adaptado para ser usado preferencialmente por profissionais e estudantes da área do Direito. Baseado na larga experiência de Reinaldo Polito como orador e ministrante de treinamentos e cursos de oratória, o livro foi concebido e preparado a partir de conceitos testados na prática, e tem por objetivo aprimorar a habilidade de falar em público nas situações mais frequentes com as quais o estudante de Direito e o advogado deparar-se-ão ao longo de sua vida acadêmica e profissional.
De leitura fácil e agradável, o livro é bem diagramado, contém ilustrações que complementam o texto e, após a introdução, se divide em duas partes: a primeira trata, ao longo de cinco capítulos, dos atributos da boa oratória do advogado, e a segunda aborda, em oito capítulos, as técnicas de apresentação e as circunstâncias especiais. Ao final de cada parte há uma seção de exercícios de fixação, com as respostas, na sequência, e um prático resumo do conteúdo dos capítulos, para uma rápida referência, sempre que necessário. Complementando a introdução e as duas partes que o compõem, o livro contém uma seção intitulada “Proposta de trabalho”, com dicas para que os conceitos teóricos sejam imediatamente colocados em prática, e ainda, um “Questionário de autoavaliação”, para que o leitor possa perceber sua evolução passo a passo.
De início, o autor chama a atenção para a importância da arte de falar em público na vida do advogado, e o quanto o domínio da boa oratória pode representar de ganho no desempenho e sucesso desses profissionais.
O primeiro capítulo trata da credibilidade, requisito de suma importância para que o orador seja ouvido com atenção, interesse e