Conceitos de meio ambiente
Conceitos Básicos:
- Espécie biológica: Conjunto de organismos semelhantes, capazes de se cruzar em condições naturais, produzindo descendentes férteis.
- População biológica: Conjunto de seres da mesma espécie que habitam determinada região geográfica.
- Comunidade biológica: Conjunto de seres vivos de diferentes espécies que coabitam uma mesma região.
- Meio ambiente: é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.
Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.
No Brasil existe a PNMA, que é a Política Nacional do Meio Ambiente. A PNMA define meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas
- Ecossistema: Conjunto formado pelas comunidades biológicas em interação com os fatores abióticos (conjunto de todas as influências do meio (umidade, pressão, temperatura, luminosidade, pH), atuantes sobre os organismos) do meio.
- Biosfera: Conjunto de locais do planeta Terra capaz de abrigar formas de vida.
- Hábitat: Local onde vive determina espécie.
- Nicho ecológico: é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo. O