Trabalhador e horário flexivel
Com esse novo cenário após a Revolução Industrial e dessa passagem para produção em massa, foi inevitável a busca por entendimento entre as pessoas que fazem parte dessas organizações, surge então às teorias da administração como suporte para essa harmonia.
Uma é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hpspital ou uma escola são todos exemplos de organizações. (MAXIMIANO, Antonio Cesar A. Introdução a administração, p. )
2.1.1 EVOLUÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
O estudo das teorias visa alternativas pra resolver as divergências que ocorre nas organizações.
Durante esse processo da Revolução Industrial, em 1900, surge a Administração Científica, por Frederick Winslow, nos Estados Unidos, com o objetivo principal de melhorar o rendimento do trabalhador, ele analisou e estudou o tempo e os movimentos de determinado serviço de produção e propôs um sistema de pagamento por determinada produção, pois a satisfação dos trabalhadores aumentaria a produção e a finança da empresa. Após algum tempo, em 1916, surge a Teoria Clássica da Administração, na Europa, por Henry Fayol, com a visão no processo administrativo, na estrutura da organização e inter-relacionamento entre as partes que a constituem. Temos também em 1932 a Teoria Humanística, esta veio para atacar a Teoria Cientifica, tendo Elton Mayo como o pai desta teoria, com foco no ser humano na organização e assim completando a Era Clássica.
Após a II Guerra Mundial, os Estados Unidos se firma como a maior potência econômica mundial, a